Marketing de Conteúdo

A estratégia que vai gerar mais negócios para sua empresa através da entrega de conteúdos que atraem, envolvem e geram valor para seus clientes.

O que é marketing de conteúdo?

Um jeito diferente de se relacionar com seus clientes e gerar negócios

Marketing de conteúdo é a prática de criar, publicar e distribuir conteúdos de valor e consistentes para um público alvo claramente definido.

É estar presente com o conteúdo certo no momento em que os consumidores procuram informações sobre o mercado, empresa ou produto, ou simplesmente soluções para os problemas do dia a dia.

O resultado dessa abordagem é a construção de relacionamentos de longo prazo com um público de qualidade e conexões fortes que se convertem em mais vendas para sua empresa.

Atrair > Reter > Converter

O passo a passo do marketing de conteúdo

5 etapas de uma estratégia de conteúdo efetiva

Descoberta

Descobrir quem é seu público alvo ou audiência e conhecer quais são os seus principais interesses, preocupações e desejos.

Planejamento

Planejar conteúdos que sejam relevantes para a sua audiência e definir claramente quais serão os objetivos da estratégia de marketing de conteúdo.

Publicação

Publicar conteúdos em formato e tom de voz adequado ao público a ser atingido, mantendo uma frequência constante de novas publicações.

Distribuição

Distribuir seu conteúdo nos canais que melhor se comuniquem com seu público alvo e nos momento mais apropriados para que seja visto.

Análise

Medir os resultados que foram obtidos e verificar se a estratégia de conteúdo está sendo eficiente ou não, avaliando sempre o que precisa ser aperfeiçoado.

Por que investir em marketing de conteúdo?

7 razões para adotar essa estratégia

Relacionamento

1. Potencializar o relacionamento com os atuais e futuros clientes

Mais do que seguir uma tendência, empresas que planejam no longo prazo e buscam o crescimento precisam investir em um relacionamento mais próximo com seus consumidores.

Com o marketing de conteúdo não só é possível construir esse tipo relacionamento, como também gerar comprometimento e blindar os clientes contra as ações dos concorrentes.

2. Criar divulgadores da marca e aumentar o engajamento

A empresa pode utilizar o conteúdo para atrair e manter contato constante com seu público alvo, fazendo com que tenham uma maior sintonia com a sua marca.

Essa relação mais estreita e de longo prazo, combinada ao acesso a conteúdos de qualidade, gera uma satisfação que se converte em compartilhamentos e recomendações no mundo digital e também fora dele.

Fãs
Posicionamento

3. Promover a marca

A marca carrega a história de uma empresa, toda sua trajetória no mercado irá refletir no modo como será lembrada, suas ações podem valorizar ou desacreditar a marca.

Publicar e distribuir conteúdos originais e de qualidade é o começo de uma estratégia de posicionamento para deixar sua marca em evidência, gerando assim mais negócios e uma maior visibilidade para a empresa.

4. Educar o mercado e os consumidores

Em alguns segmentos, incluindo o de seguros, os benefícios que serão obtidos com a contratação de um determinado produto ou serviço podem ser muito específicos e não tão simples de serem entendidos.

Através do conteúdo é possível mostrar aos consumidores quais são as melhores aplicações para o que sua empresa oferece e ainda orientar a audiência em relação ao mercado em que ela está inserida.

Educar Mercado
Autoridade

5. Construir autoridade para a empresa

O consumidor escolhe empresas que lhe passam confiança e credibilidade, em outras palavras, empresas que não só aparentam, mas que realmente tenham autoridade no mercado em que atuam.

Em tempos onde o atendimento “olho no olho” perde espaço para o online, o marketing de conteúdo é uma forma eficiente de demonstrar o conhecimento que sua empresa possui e posicioná-la como referência no mercado.

6. Gerar mais vendas (inclusive com os atuais clientes)

Em um mundo onde tudo gira em torno de informação, investir em conteúdo é também uma forma de permitir que as pessoas conheçam seu negócio de uma maneira mais natural para os dias de hoje.

Além disso, os diversos tipos de conteúdo ajudam a conduzir, impulsionar e gerar confiança necessária nos consumidores durante o processo de compra.

Vendas
Pós-Vendas

7. Aumentar o nível de satisfação dos clientes

Manter um relacionamento com o cliente durante o período de pós-venda é fundamental para que ele tenha sucesso na utilização do produto ou serviço, realize novas compras e recomende sua empresa para outras pessoas.

Empresas que investem na experiência do cliente tem melhores resultados. Estudos mostram que é muito mais barato reter do que conquistar um novo cliente e que 70% das receitas de uma empresa está associada aos clientes que já estão na carteira.

Comparado a outras estratégias, o marketing de conteúdo se mostra muito mais compensador, as ações são direcionadas para o público que realmente interessa a empresa, otimizando os investimentos e reduzindo o custo de aquisição de clientes.

Quer fazer marketing de conteúdo?

Conheça nossos serviços e veja como podemos ajudar sua empresa