Se você chegou até aqui é porque deve estar considerando investir em marketing digital para a sua corretora de seguros, e deve notado que a tecnologia já está inserida no dia a dia de quase todos os brasileiros e que adotar uma estratégia de marketing digital parece ser o caminho ideal para alcançar todas essas pessoas que estão há todo momento conectadas em seus celulares.
“Você é um usuário das segundas telas? É cada vez mais comum o hábito de usar o celular ou o tablet enquanto se assiste tv….”
E o Estadão já noticiou em 2018 que:
O Brasil superou a marca de um smartphone por habitante e hoje conta com 220 milhões de celulares inteligentes ativos, de acordo com a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP)
Se você é um profissional de seguros que busca sempre estar atualizado com as transformações desse mercado desafiador, já deve ter sido impactado por algum banner ou anuncio de seguros enquanto estava procurando por alguma novidade do mercado ou curso para se atualizar.
E diante de toda essa enxurrada de informações, os consumidores se comportando de maneira diferente, as seguradoras abrindo canais de relacionamento digital, você pode estar sentindo que precisa tomar alguma atitude para não ficar para trás e não ser atropelado pelas rápidas mudanças do mercado segurador.
Então você começa a procurar quais são as estratégias de marketing digital e como conseguir colocar em prática na sua corretora de seguros, e descobre que além do site, deveria ter criado um blog para a sua corretora e no blog você já deveria estar postando conteúdo relevante para o seu público-alvo, elaborar personas, jornada de compra, utilizar as redes sociais para distribuir esse conteúdo, fazer e-mail marketing e muito mais.
Construir e colocar em prática uma estratégia de marketing digital não é uma decisão fácil ou simples de ser tomada, por isso vou listar a seguir algumas situações nas quais contratar uma agência de marketing digital pode ser a solução para o seu impasse!
1. Você até planeja, mas não consegue executar
Muitas corretoras de seguros conseguem fazer um ótimo planejamento de marketing digital, criam um blog, lista com os e-mails de todos os seus clientes, página do negócio nas redes sociais e etc. Mas com o passar do tempo a rotina comercial começa exigir mais da sua equipe e então o blog começa a ficar desatualizado, as publicações na redes sociais começam a ficar cada vez mais repetitivas e espaçadas e já não se tem idéias para novos e-mails. Tudo o que você tinha planejado no início do ano vai por água abaixo por causa de outras necessidades que também são importantes.
2. Você consegue executar, mas os resultados…
Bem, podemos imaginar que você resolveu contratar um estagiário(a) para ficar focado somente na execução do seu planejamento e por isso você consegue manter as publicações do blog e redes sociais em dia, continua enviando e-mail marketing para todos os seus clientes e etc, porém o número de acessos ao site não está aumentando, as publicações nas redes sociais recebem poucas curtidas e o mais importante: você não consegue gerar a quantidade de leads suficientes para justificar o investimento. Talvez seja o momento de procurar uma agência de marketing digital.
3. Já tentou Google Ads e Facebook Ads para vender seguros?
Esses tipos de anúncios são as opções mais populares para quem está querendo aumentar desesperadamente a audiência de seus canais de comunicação ou a quantidade de leads gerados para a sua equipe comercial, mas se você não souber configurar da forma correta a segmentação da sua campanha, os seus valiosos anúncios serão mostrados para o público errado e todo o dinheiro investido terá sido em vão.
Então se você não está conseguindo que os seus anúncios se convertam em oportunidades, pergunte-se se você está fazendo a segmentação da forma correta. Os anúncios de seguro auto estão aparecendo para quem acabou de comprar um carro e está precisando de uma cotação? Os anúncios de previdência estão aparecendo para quem está pensando no resguardo durante a velhice? E os anúncios de seguro de vida para quem está pensando na educação dos seus filhos no caso de alguma tragédia?
4. É importante ter expertise na área para fazer um bom planejamento de marketing?
Você já deve ter percebido que é necessário ter algum tipo de conhecimento técnico ou de metodologia para realizar um bom planejamento de marketing que gere resultados tangíveis para a sua corretora. Ainda existem vários tipos de software de automação de marketing que enviam e-mails de acordo com a jornada de compra de cada cliente entre outras ferramentas.
Sei que pode parecer grosseiro, mas se você não tem a expertise necessária para planejar, executar e analisar uma campanha completa de marketing digital, vai estar pegando o caminho mais longo até o resultado que você espera.
5. Está considerando montar um time interno?
A possibilidade de contratar um time interno para executar o seu planejamento é algo que sempre passa pela cabeça dos sócios e ou diretores das grandes corretoras. Por que terceirizar algo que eu posso desenvolver internamente? Você já considerou o investimento em pessoal necessário para ter um time de marketing minimamente funcional?
Entendo que conseguir convencer os sócios da corretora (e esse é o meu trabalho!) que uma estratégia de marketing digital é o que esta faltando para a corretora dar aquele tão sonhado salto nas vendas não é uma tarefa fácil.
Ou talvez você seja um dos sócios da corretora e já percebeu que essa é uma das melhores soluções para ativar canais de vendas pela internet e fazer a sua equipe comercial usar o CRM de vendas de uma vez por todas, entretanto é uma estratégia que tem um tempo de maturação e você está disposto a bancar esse capital humano durante esse período?
Não se iluda, pois não adianta achar que contratar somente um recém-formado(a) em comunicação será o suficiente. Uma única pessoa, ainda mais que não tem a expertise do mercado de seguros, não terá todas as habilidades necessárias e caso você encontre alguém muito bom, essa pessoa ainda não terá tempo suficiente para fazer tudo que está no planejamento com a qualidade necessária.
Pense bem! Você tem a verba necessária? Tem o espaço para essa equipe? Tem o tempo para ambientar essas pessoas às peculiaridades do mercado de seguros? Caso a resposta para essas perguntas seja: SIM! Então o que você está esperando para começar a utilizar marketing digital para vender seguros e posicionar a sua empresa em primeiro lugar na mente de seus clientes?
Caso a resposta seja: NÃO! Considere que uma agência já conta com uma equipe pronta para isso e ainda existem agências segmentadas para a área de seguros. Especialistas em criação de conteúdo, inbound marketing, e-books, artigos, infográficos, analistas de otimização de sites, analistas de mídias sociais, programadores e toda a expertise necessária para executar a estratégia ideal para a sua corretora de seguros.